Google libera teclado Nexus para qualquer smartphone Android; Veremos um Google Launcher em breve?

5 de junho de 2013 Editar

Por incrível que pareça, usar o teclado original do Android é um privilégio de poucos. A grande maioria das fabricantes substitui o teclad... (por Sérgio Estrella em 5 de junho de 2013, via Googleverse)

Por incrível que pareça, usar o teclado original do Android é um privilégio de poucos. A grande maioria das fabricantes substitui o teclado do sistema por uma solução própria, como a Samsung, que além do teclado próprio oferece o Swype como alternativa, e mais recentemente, o SwiftKey. E o teclado nativo? Só pode ser usado pelos donos de dispositivos Nexus. Ou melhor, podia, pois o Google acaba de lançar o Google Keyboard na Play Store.

Mas atenção, este novo app só está disponível para Android 4.0 ou superior, e por enquanto, só foi liberado para usuários de países que utilizam o inglês como língua padrão. Em breve a novidade deve ser disponibilizada no Brasil, uma vez que o teclado já possui dicionário e interface em nosso idioma.



Porém, o que mais chama a atenção é a cruzada que o Google está promovendo recentemente pelo Android puro. Depois da linha Nexus, a Motorola (hoje uma empresa operada pelo Google) anunciou que usaria apenas a versão pura do sistema em seus próximos dispositivos. Em seguida, aparelhos populares como o Samsung Galaxy S4 ganham sua versão "Nexus", também utilizando o que é chamado de Android stock. E agora, mais um componente importante e antes nativo do Android é liberado, seguindo o caminho do YouTube, Gmail, Google Agenda e Google Chrome. Ainda restam alguns apps como a Câmera, Relógio, Calculadora e o próprio discador, mas estes tem importância menor para a estratégia da empresa, e o Google Hangouts logo estará gerenciando as SMS, dispensando o uso do aplicativo Mensagens.

Um Nexus "modular" é o futuro?

Launcher original do Android 4.2
Mas existe ainda um item importante para a experiência do sistema: o launcher. Este componente, que determina o comportamento e a aparência da tela inicial, lista de aplicativos e tela de desbloqueio, é a maior vítima das fabricantes - cujo grande vilão é conhecido como o tenebroso Samsung TouchWiz -, mas pode estar com seus dias de sofrimento contados. Launchers personalizados não são novidade no Android e existem aos montes no Google Play. Tudo indica que um "Google Launcher" pode vir logo depois do Keyboard; combinados, podem trazer a experiência de qualquer smartphone muito próxima a de um Nexus, e a verdadeira face do Android estará cada vez mais acessível, sem depender de nenhuma atualização ou vontade de fabricante.

Comentários

0
Google+
Facebook