Google Play Games vaza antes de anúncio oficial no I/O 2013; nova plataforma oferecerá multiplayer online, achievements, leaderboards e mais

12 de maio de 2013 Editar

Estamos apenas a poucos dias da tão esperada apresentação do Google no I/O 2013, evento que sempre trouxe anúncios importantes para a emp... (por Sérgio Estrella em 12 de maio de 2013, via Googleverse)


Estamos apenas a poucos dias da tão esperada apresentação do Google no I/O 2013, evento que sempre trouxe anúncios importantes para a empresa, mas isso não impediu o site Android Police, que já havia identificado trechos da nova plataforma de games do Google, vazar de vez (quase) todo o sistema. A descoberta foi feita através de uma versão do Google Play Services, módulo necessário para que vários recursos funcionem dentro de outros apps, como integração com os mapas do Google Maps ou login através da rede social Google+.

Hub e Notificações


Aparentemente, o Google Play Games terá um app próprio, assim como o Play Livros e o Play Filmes - ou o Game Center do iOS e o Xbox Live do Windows Phone, se preferir. Infelizmente o site não conseguiu visualizar a interface deste novo hub, apenas a área de configurações (imagem acima) que denuncia a integração com o Google+ para envio de notificações de games para pessoas em seus círculos.

Achievements e Leaderboards



Através de um app para listagem de atividades de outros apps, o Android Police conseguiu descobrir outras funções vindouras, como achievements (as famosas "conquistas") e leaderboards (uma espécie de ranking, que poderá ser filtrado com apenas pessoas de seus círculos ou por região), atualizados a cada 24 horas.

Indicador de conquista desbloqueada

Imagem utilizada nos rankings do GPG

Sincronização de saves

Um recurso que muitos Android gamers vão aprecisar é a capacidade de sincronizar o progresso entre todos os dispositivos suportados pelo Google Play Games. Por exemplo, você inicia sua partida de Dead Trigger no smartphone e pode continuar de onde parou no tablet. Não há evidências de que o mesmo sistema estará presente nos jogos para Chrome ou Google+, mas seria ainda melhor! Quem nunca jogou infinitas vezes os mesmos estágios iniciais de Angry Birds pela falta de um sistema como esse?

A análise do Android Police sugere que os jogos que utilizarem está plataforma serão identificados por um ícone verde com a imagem do joystick (imagem ao lado), o que é curioso, pois não é comum a utilização de joysticks em games para Android. O nome do arquivo ainda indica o nome "Play Powered" para estes jogos. A estratégia de identificação lembra muito o que a Microsoft faz com a Xbox Live do Windows Phone, destacando os games que utilizam sua rede com a marca no próprio ícone do app.

Uma nova era para os games no Android?

Se tudo isso se provar verdadeiro, estamos presenciando a criação da primeira plataforma digital de games do Google que possa fazer frente às estratégias dos concorrentes Apple e Microsoft, e pode inclusive incomodar as produtoras de consoles como Sony e Nintendo. O Google não deverá anunciar a plataforma sem títulos fortes para demonstrar as capacidades do Google Play Games e atrair os principais nomes e desenvolvedores de games para ela, então espere por grandes games sendo anunciados no I/O 2013, e até mesmo a atualização de títulos existentes para utilizar a plataforma, como Angry Birds, Final Fantasy e Candy Crush. Como dito anteriormente, ainda não temos como saber se o GPG se extenderá ao Chrome ou até mesmo à Google TV (transformando-a num console, o que seria bombástico), então resta esperar mais algumas horas e descobrir tudo no evento que está chegando. O Googleverse estará trazendo todos os detalhes para você, então não perca!

Comentários

0
Google+
Facebook


Comentários

0
Conta Google
Facebook


Escreva seu comentário