Goo.gl URL Shortener: nao envie um link enorme aos seus contatos. Encurte o caminho!

6 de maio de 2011 Editar

Quem usa twitter ou redes sociais precisará, em algum momento, compartilhar um link com seus contatos, mas os endereços da web quase sempre ... (por Sérgio Estrella em 6 de maio de 2011, via Googleverse)

URL Shortener ÍconeQuem usa twitter ou redes sociais precisará, em algum momento, compartilhar um link com seus contatos, mas os endereços da web quase sempre são enormes e impossíveis de decorar. A solução é usar um encurtador para deixá-lo menor. Acontece que entrar num site para fazer esse processo toda vez que for preciso enviar um link é inviável e muito chato. Por isso que esse complemento é uma pedida excelente que vai ajudar, e muito, na sua navegação.

O Goo.gl url shortener é uma extensão que permite que você encurte o site que está sendo visualizado no momento e, para isso, utiliza o serviço http://goo.gl/. Neste site, a mesma função do complemento pode ser utilizada diretamente, mas claro que clicar num ícone ao lado do campo de endereço é bem mais interessante.

É simples assim, após clicar no ícone URL Shortener Ícone irá aparecer a versão curta do site que está sendo visualizado. Em seguida algumas ações e serviços estão disponíveis para agilizar o procedimento. Em URL Actions pode-se copiar, ver os detalhes ou o link em QR Code. Em Services estão ¨atalhos¨ para postar o link encurtado, como no gmail, twitter, orkut ou facebook.

 URL Shortener Services

Essas opções podem ser customizadas, basta clicar com o botão direito em cima do ícone e desmarcar, por exemplo, Details ou QR Code. Quanto aos serviços, são muitos para escolher, ficar ao critério de cada um. Ainda é possível se utilizar de atalhos no teclado (Keyboard Shortcuts) para as tantas funções oferecidas.

Actions

Além da função de encurtar links de site, existem outra duas ações que podem ser do interesse de muitos: Detais e QR Code.

Em Details há um contador da quantidade de vezes que o site encurtado foi visitado e traz o web browser utilizado, país do visitante, um gráfico e tudo mais. Essa opção pode ser bem útil para quem utiliza a internet como ferramenta de trabalho, mas para o usuário comum também, por exemplo, ao compartilhar fotos com os amigos dá para saber a quantidade de vezes que foram visualizadas e qual a campeã de visitas. Vejamos o Details do site do URL Shortener:

Details

QR CodeQuanto ao QR Code, com a ascensão dos smartphones com câmera, cada vez mais tem sido utilizado, principalmente em jornais e para publicidade. Mas do que se trata? É uma abreviação para Quick Reponse Code (Código de Resposta Rápida). Um código de barras bidimensional que foi criado em 1994 no Japão para facilitar a disponibilização de informações sem a necessidade de leitores de código de barras específicos. Existem aplicativos gratuitos capazes de funcionar como leitores desses códigos para a maioria dos smartphones atuais, seja utilizando o iPhone (Neoreader), o Android (Barcode Scanner) ou o BlackBerry (ScanLife Barcode Reader). Passe o leitor no Código QR ao lado e irá direto para o site do URL Shortener.

Onde utilizar, bom, pode ser para quando utilizarem o leitor de QR Code, o código gerado levar para um álbum de fotos, para uma rede social, como o facebook, mas até em lápides já foi utilizado. Num cemitério no Japão (lógico), o link levava para um site com a biografia do falecido. Seja como for, tenho certeza que cada um vai encontrar uma forma bacana de se utilizar dessa novas ferramentas.

Comentários

1
Google+
Facebook